Indicador de distribuição de acumulação forex


Acumulação / Distribuição.


O Indicador Técnico de Acumulação / Distribuição é determinado pelas mudanças de preço e volume. O volume atua como um coeficiente de ponderação na variação de preço - quanto maior o coeficiente (o volume), maior a contribuição da variação de preço (para este período de tempo) estará no valor do indicador.


De fato, este indicador é uma variante do indicador mais comumente usado no volume de balanço. Ambos são usados ​​para confirmar as mudanças de preço por meio da medição do respectivo volume de vendas.


Quando o indicador de Acumulação / Distribuição cresce, isso significa acumulação (compra) de um determinado título, pois a maior parte do volume de vendas está relacionada a uma tendência ascendente de preços. Quando o indicador cai, significa distribuição (venda) do título, já que a maioria das vendas ocorre durante o movimento descendente dos preços.


As divergências entre o indicador Acumulação / Distribuição e o preço da garantia indicam a próxima mudança de preços. Como regra geral, no caso de tais divergências, a tendência de preço move-se na direção em que o indicador se move. Assim, se o indicador está crescendo, e o preço do título está caindo, uma mudança de preço deve ser esperada.


Cálculo.


Uma determinada parte do volume diário é adicionada ou subtraída do valor atual acumulado do indicador. Quanto mais próximo o preço de fechamento do preço máximo do dia, maior será a ação adicionada. Quanto mais próximo o preço de fechamento do preço mínimo do dia, maior será a parcela subtraída. Se o preço de fechamento estiver exatamente entre o máximo e o mínimo do dia, o valor do indicador permanecerá inalterado.


A / D (i) = ((FECHAR (i) - BAIXO (i)) - (ALTO (i) - FECHAR (i)) * VOLUME (i) / (ALTO (i) - BAIXO (i)) + A / D (i-1)


A / D (i) - valor do indicador Acumulação / Distribuição da barra atual;


FECHAR (i) - preço de fechamento da barra;


BAIXO (i) - o menor preço da barra;


ALTO (i) - o preço mais alto da barra;


A / D (i-1) - valor do indicador Acumulação / Distribuição da barra anterior.


Acumulação / Distribuição.


O que é 'Acumulação / Distribuição'


A acumulação / distribuição é um indicador de momentum que tenta avaliar a oferta e a demanda determinando se os investidores estão geralmente "acumulando", comprando ou "distribuindo" ou vendendo uma determinada ação, identificando divergências entre o preço das ações e o fluxo de volume. A acumulação / distribuição é calculada calculando primeiro o multiplicador do fluxo monetário e depois multiplicando o multiplicador do fluxo monetário pelo volume do período.


Fluxo de dinheiro.


Índice de Volume Cumulativo - CVI.


Momento de mercado.


Índice de Intensidade Intradiária.


QUEBRANDO "Acumulação / Distribuição"


Depois que o multiplicador do fluxo monetário é calculado, o volume do fluxo monetário ou a acumulação / distribuição é calculado multiplicando-se o multiplicador do fluxo monetário pelo volume do período. A linha de acumulação / distribuição é então calculada somando a acumulação / distribuição do período anterior e o volume do fluxo monetário do período corrente.


Interpretação.


A linha de acumulação / distribuição pode ser usada como um indicador para confirmar se uma segurança está tendendo. Se um título estiver em forte tendência de baixa ou tendência de alta, a acumulação / distribuição provavelmente segue a direção dos movimentos de preço e, portanto, confirma a tendência de baixa ou tendência de alta. Se a linha de acumulação / distribuição e o preço de uma garantia forem divergentes, pode ser um sinal de alta ou de baixa.


Se o preço de um título estiver em tendência de baixa enquanto a linha de acumulação / distribuição estiver em tendência de alta, o indicador mostra que pode haver pressão de compra e o preço do título pode ser revertido. Consequentemente, a segurança pode reverter e evoluir. Por outro lado, se o preço de um título estiver em tendência de alta, enquanto a linha de acumulação / distribuição estiver em tendência de baixa, o indicador mostra que pode haver pressão de venda ou alta distribuição. Isso pode fazer com que o preço da segurança seja revertido e se torne uma tendência de baixa.


Por exemplo, muitos dias que ocorrem com alto volume em uma tendência de baixa podem sinalizar que a demanda pelo subjacente está começando a aumentar. Na prática, esse indicador é usado para localizar situações em que o indicador está indo na direção oposta ao preço. Uma vez identificada essa divergência, o trader espera confirmar a reversão e toma suas decisões de transação usando outros indicadores técnicos. Embora a linha de acumulação / distribuição ajude a determinar a tendência de um título, o indicador não leva em conta as diferenças de preço que podem ocorrer.


Trend-Spotting Com A Linha De Acumulação / Distribuição.


A linha de acumulação / distribuição foi criada por Marc Chaikin para determinar o fluxo de dinheiro para dentro ou para fora de um título. Não deve ser confundido com a linha de avanço / declínio. Embora suas iniciais possam ser as mesmas, são indicadores totalmente diferentes e seus usos também são diferentes. Enquanto a linha de adiantamento / descida pode fornecer informações sobre os movimentos do mercado, a linha de acumulação / distribuição é útil para os comerciantes que procuram medir a pressão de compra / venda de um título ou confirmar a força de uma tendência. Continue lendo para aprender a usar o acúmulo / distribuição para analisar uma segurança. (Leia mais sobre Marc Chaikin em Descobrindo os Canais Keltner e o Oscilador Chaikin.)


Feche o valor da localização.


O primeiro passo na criação da linha de acumulação / distribuição (A / D) é encontrar o valor de localização fechada (CLV), que analisa a localização do fechamento e o compara ao intervalo de um determinado período (um dia, semana ou mês ). O CLV terá um valor de +1 a -1:


Um valor de zero significaria que o preço fechou a meio caminho entre a alta e a baixa da faixa. Um valor de +1 significa que o fechamento é igual ao máximo do intervalo. Um valor de -1 significa que o fechamento é igual ao menor da faixa.


O CLV pode ser calculado da seguinte forma:


C = o preço de fechamento.


H = a alta da faixa de preço.


L = o menor da faixa de preço.


O CLV é então multiplicado pelo volume do período correspondente e o total formará a linha A / D. (Para uma olhada no precursor do CLV, o volume em balanço, leia Introdução ao volume no balanço.)


Benefícios e desvantagens de usar a linha A / D.


Em alguns casos, o uso da linha A / D pode oferecer aos operadores uma clara vantagem:


Monitorar o fluxo monetário geral - A linha A / D pode ser usada como um indicador para o fluxo geral de dinheiro. Se a linha A / D estiver se movendo para cima, isso sinaliza que existe uma pressão de compra que está começando a prevalecer. Por outro lado, se a linha A / D estiver se movendo para baixo, isso sinaliza que o aumento da pressão de venda está começando a ganhar terreno. Confirmação - Você também pode usar a linha A / D para confirmar a força e, possivelmente, a longevidade de um movimento atual.


Há também algumas desvantagens para se ter em mente ao analisar uma segurança usando a linha A / D:


Lacunas de Negociação - A linha A / D não leva em consideração as lacunas comerciais, portanto, essas lacunas, quando ocorrem, podem não ser levadas em consideração na linha A / D. Portanto, se o preço de uma ação tiver caído para cima, mas se fechar em torno do ponto médio, essa lacuna será ignorada, porque a linha A / D é formulada usando os preços de fechamento. (Para aprender a lucrar com as lacunas de negociação, leia Tocando a diferença.) Alterações menores - Às vezes pode ser difícil detectar pequenas alterações nos fluxos de volume. A taxa de mudança em uma tendência de baixa pode estar diminuindo, mas isso seria difícil (se não impossível) para detectar até que a linha A / D fosse para cima. (Para aprender a monitorar tendências em volume, leia a Taxa de alteração de volume.)


Sinais de alta e baixa.


A linha A / D cria sinais de alta e baixa. Esses sinais dependem de divergência e confirmação.


Os sinais de alta ocorrem quando o preço de um título está em baixa ou está em tendência de baixa, mas a linha A / D está tendendo para cima (veja a Figura 1). Essa divergência sinaliza aumento da pressão de compra, o que pode indicar enfraquecimento da força do vendedor. Geralmente é seguida por uma mudança na tendência da segurança de baixo para cima.


Um sinal de baixa é formado quando a linha A / D está tendendo para baixo, mas o preço da segurança está em tendência de alta (veja a Figura 2). A pressão de venda está começando a aumentar, o que geralmente sinaliza uma tendência de baixa futura no preço.


Detectando uma divergência.


Para detectar sinais de baixa e alta, você precisa ter uma tendência na segurança subjacente. Uma vez que isso tenha sido estabelecido, você pode começar a procurar uma divergência dessa tendência. Ao identificar essas divergências, seja de alta ou de baixa, é melhor permitir uma semana ou duas para os sinais se desenvolverem. Quando se trata de padrões de baixa, você quer ficar de olho em sinais que são planos ou não têm uma divergência acentuada - estes também podem sinalizar que nenhuma mudança futura é provável. (Para obter mais informações, consulte Divergência: o comércio mais lucrativo.)


Outros indicadores


Existem outros indicadores que podem ser usados ​​juntamente com a linha A / D.


Índice de fluxo de dinheiro.


O índice de fluxo monetário (MFI) é um indicador de momentum ponderado por volume. Este indicador compara fluxo monetário positivo a fluxo monetário negativo e cria um indicador que pode ser comparado ao preço do título para identificar a força ou fraqueza atual de uma tendência. É calculado usando um período de 14 dias.


A MFI tem uma escala de 0 a 100. Essa escala é um intervalo:


Uma segurança próxima a 100 geralmente sinaliza uma posição de sobrecompra. Na realidade, uma posição de sobrecompra pode ser sinalizada por um valor de MFI em torno de 80. Uma segurança próxima de zero sinalizará uma posição de sobrevenda. Um valor de cerca de 20 normalmente qualifica uma posição como oversold. (Para ler mais, veja Os princípios do fluxo de dinheiro.)


Índice de Força Relativa.


Outro indicador que pode ser usado com a linha A / D é o índice de força relativa (RSI), um oscilador de dinâmica. O RSI é calculado tomando a magnitude dos ganhos recentes de uma ação e comparando-a com a magnitude das perdas recentes de uma ação. O RSI tem um intervalo de números de 0 a 100. Como a IMF, ela é usada principalmente para destacar as condições de sobrecompra e sobrevenda. O RSI é melhor usado como complemento de outra ferramenta técnica para analisar uma segurança. (Para saber mais, leia Ride The RSI Roller coaster.)


Combinando Indicadores e Osciladores.


Embora o uso da linha A / D por si só seja realmente viável, é ainda mais vantajoso adicionar a MFI, o RSI ou ambos. Como a MFI e o RSI fornecem um intervalo, eles podem ser usados ​​para destacar condições extremas em que a linha A / D não foi projetada para ser destacada.


Enquanto o RSI e a MFI tentam destacar as posições de sobrecompra ou sobrevenda, eles o fazem de diferentes maneiras:


A IMF mede o fluxo de dinheiro em segurança, seja esse dinheiro positivo ou negativo. O RSI compara a magnitude dos ganhos recentes de uma ação às suas recentes perdas.


Nenhuma dessas ferramentas técnicas se sobrepõe, então elas podem de fato ser usadas em conjunto com a linha A / D. (Para mais informações, consulte o nosso tutorial Explorando Osciladores e Indicadores.)


A linha A / D em ação.


O seguinte é um gráfico de três meses da Kellogg Co. (NYSE: K). Este é um exemplo perfeito da linha A / D mostrando-nos que a força da tendência de alta é de fato sólida. Como a tendência continua a subir, a A / D mostra que esta tendência de alta tem longevidade. Mesmo após uma pequena queda no preço das ações a partir de 11 de agosto de 2008, a linha A / D continuou a sinalizar força. A ação então começou a se virar de novo.


O próximo exemplo é a Pfizer Inc. (NYSE: PFE). Este é um gráfico de dois meses, e a linha A / D confirmou a tendência de alta e a tendência de baixa. À direita do gráfico, a ação parece estar começando a seguir a liderança que a linha A / D sinalizou no início de agosto de 2008.


A seguir, um gráfico de dois meses da Apple Inc. (Nasdaq: AAPL). A linha A / D e o preço das ações andaram de mãos dadas. A Apple tem estado em tendência de baixa, e a linha A / D vem confirmando a pressão de venda existente sobre as ações, forçando-a a cair. A linha A / D está confirmando uma tendência de baixa na data mais recente no gráfico.


Conclusão.


A linha de acumulação / distribuição é uma ferramenta eficaz para destacar a pressão de compra e venda de um título. É também uma maneira fantástica de confirmar uma tendência existente. Usar apenas a linha A / D é uma maneira de analisar uma segurança, mas ela também pode ser usada com a MFI ou com o RSI para refinar a análise. Como o RSI e o MFI funcionam bem com a linha A / D, usá-los juntos pode ajudá-lo a ter uma noção melhor das situações de sobrecompra ou sobrevenda. No final, a linha A / D é uma ferramenta eficaz no arsenal de qualquer comerciante.


Pesando Mudanças no Comportamento de Mercado com o Indicador de Distribuição de Acumulação.


O indicador de distribuição de acumulação é um tipo de indicador de medição de volume. Foi inventado pelo conhecido trader e analista Marc Chaikin como uma ferramenta de seleção de ações, mas encontrou uma aplicação posterior mais ampla como principal indicador para outros mercados, incluindo FX.


Não deve ser confundido com o Indicador de distribuição de acumulação de Williams (indicador WAD), que é similarmente nomeado, mas uma ferramenta separada inteiramente. O indicador WAD examina apenas o preço e, portanto, não leva em consideração o volume. Em vez disso, vamos dar uma olhada na versão Chaikin, que é um indicador de distribuição de volume acumulado.


A estratégia de distribuição de acumulação tenta identificar divergências nos dados de preço e volume e, a partir disso, fornecer um aviso antecipado dos movimentos futuros dos preços. Este artigo irá discutir como funciona o indicador AD e como usá-lo como uma ajuda para tomar suas decisões comerciais.


Então, em primeiro lugar, a que se refere a acumulação e distribuição no nome?


Esses termos talvez sejam projetados para soar um pouco mais auto-importantes e técnicos do que realmente são. Se você pensa em um investidor que está acumulando ações, o que ele está fazendo? Isso mesmo, ele está simplesmente comprando ações. Da mesma forma, um investidor que está distribuindo ações para o mercado está vendendo.


Em sua essência, o indicador de acumulação e distribuição é, portanto, uma tentativa de dimensionar a oferta e a demanda, o que impulsiona logicamente o movimento de preços. Vamos ver como o indicador da linha de distribuição de acumulação faz isso.


O que o indicador A / D realmente mede.


O oscilador de distribuição de acumulação avalia o fluxo de entrada e saída de dinheiro de um instrumento financeiro observando tanto a faixa de negociação quanto o volume de negociação durante um determinado período.


Existem três etapas principais para o cálculo do indicador A / D.


O primeiro passo calcula o valor do local fechado (CLV). O CLV compara o preço de fechamento de um determinado período com o intervalo desse período e pode variar em valor de -1 a +1. Se o fechamento do período também for o mínimo do período, o CLV será -1. Se o fechamento for o máximo do período, o CLV será +1. Para quaisquer outros valores, o CLV estará em algum lugar entre esses dois extremos.


O CLV é calculado da seguinte forma:


CLV = [(fechar - baixo) - (alto - fechar)] (alto - baixo)


O segundo passo é multiplicar o CLV pelo volume ao longo do período, para nos dar uma medida do fluxo de caixa durante o período. Um valor negativo é o dinheiro que flui e um valor positivo é dinheiro fluindo.


Então, o fluxo de dinheiro = volume de CLV x.


A etapa final é somar esse valor em vários períodos e esse total cumulativo nos dá nosso índice de acumulação / distribuição.


O valor atual de A / D = valor anterior de A / D + valor atual para (volume de CLV x).


Então, simplesmente, a linha de distribuição de acumulação consiste em um total corrente de dinheiro que entra e sai do instrumento que estamos examinando.


Agora, se a ideia de realizar todos esses cálculos parecer assustadora, não se preocupe! A beleza das modernas plataformas de negociação é que, por mais complicados que sejam os cálculos por trás de um indicador, você obtém os resultados exibidos instantaneamente. Melhor ainda, o oscilador de distribuição de acumulação vem como uma das ferramentas padrão com o MetaTrader 4. Então, vamos dar uma olhada no uso do indicador no MT4.


Qual é o indicador de distribuição de acumulação no MT4?


Você encontrará o indicador de distribuição de acumulação do MetaTrader 4 na pasta Volumes na árvore de navegação. Como você pode ver na captura de tela abaixo, é o primeiro indicador listado nessa pasta:


Adicionar o indicador é extremamente simples, pois não há parâmetros numéricos para escolher ou ajustar - basta clicar em OK e o indicador de distribuição de acumulação aparece abaixo do gráfico principal.


A imagem abaixo mostra um gráfico de distribuição de acumulação de Forex adicionado abaixo de uma tabela horária USD / JPY:


Então, agora que adicionamos o indicador A / D, o que ele pode nos dizer?


Como usar o indicador de distribuição de acumulação.


Como dissemos anteriormente, o índice de acumulação / distribuição - também conhecido como linha de acumulação / distribuição - nos dá uma representação da oferta e da demanda. A direção da linha nos indica se ela está comprando ou vendendo a pressão que é mais prevalente no mercado.


Se vemos a linha A / D subindo, a compra está em ascendência no mercado para o nosso instrumento (acumulação). Se vemos a linha A / D caindo, isso sugere que a pressão de venda tem a vantagem (distribuição). Se houver concordância entre o indicador A / D e o preço, isso dará peso à nossa confiança na tendência atual. Talvez mais interessantes, porém, são aqueles momentos em que não vemos acordo.


Como é o caso da maioria dos indicadores que tentam medir a força por trás dos movimentos de preços, a divergência entre preço e nosso indicador é um sinal importante. Se o preço cair e o indicador A / D aumentar, então poderemos esperar um aumento futuro no preço. Isto é, uma reversão de alta. Por outro lado, se o preço sobe enquanto o indicador A / D está caindo, isso sugere que os preços podem estar em queda. Em outras palavras, uma reversão de baixa poderia estar nos cartões.


Dê uma olhada no gráfico diário USD / JPY abaixo, em particular a área entre as duas linhas pontilhadas verticais:


Você pode ver que durante este curto período de tempo, o preço do Forex geralmente declina. O indicador de distribuição de acumulação de Forex, no entanto, mostra divergência - subindo enquanto o preço está caindo. Essa divergência de alta nos dá uma dica de que podemos ver o preço subir. O que é, de fato, o que acontece ao longo das próximas semanas no gráfico, como você pode ver.


Utilizar outras ferramentas para melhorar a negociação do indicador de distribuição de acumulação.


Nenhum indicador está correto o tempo todo e pouquíssimos indicadores se levantam para usar isoladamente. É quase sempre uma boa ideia, portanto, usar outras ferramentas e métodos em conjunto com o indicador de distribuição de acumulação para aumentar sua eficácia. Por exemplo, você pode usar um indicador de ponto dinâmico para verificar onde os níveis de suporte e resistência próximos podem estar.


O MetaTrader 4 Supreme Edition oferece uma seleção muito mais ampla de indicadores e ferramentas para suportar sua negociação do que a versão padrão do MT4. É um plugin gratuito para o MT4 que foi especialmente criado por profissionais do mercado e inclui ferramentas menos comuns, como o indicador de ponto de pivô acima mencionado.


Além disso, reconhecer efetivamente os momentos de verdadeira divergência entre preço e linha A / D requer alguma prática. O que é uma boa maneira de melhorar sua habilidade nesta área? Bem, ter algumas corridas a seco com uma conta de negociação de demonstração é uma idéia eminentemente sensata para essa finalidade. Nossas contas de demonstração são totalmente isentas de riscos, mas oferecem preços reais no mercado, o que significa que você pode praticar até que esteja confiante para dar o próximo passo.


Indicador de distribuição de acumulação de Forex - conclusão do indicador A / D.


Como notamos em nosso preâmbulo, este indicador foi originalmente desenvolvido com ações em mente. Agora, os estoques, é claro, têm dados de volume prontamente disponíveis. O indicador de distribuição de acumulação de Forex, em vez disso, depende do volume de ticks para o coeficiente de volume em seus cálculos.


Agora, o número de alterações de escala é um proxy perfeitamente razoável para o volume, portanto, isso não é realmente um problema. Na verdade, é um método padrão para Forex e também é usado no indicador Volumes.


Provavelmente, uma desvantagem maior para o indicador de distribuição de acumulação de volume é a frequência com que a correlação entre o indicador e o preço tende a ser verdadeira. Tudo isso significa que você precisa ter paciência com aqueles tempos de divergência entre o preço e a linha A / D que podem sinalizar uma mudança na tendência dos preços. A disciplina é uma habilidade importante na negociação, e esse indicador certamente requer aptidão nessa área.


Esperamos que este artigo tenha ajudado a dar uma resposta à pergunta sobre o que é o indicador de distribuição de acumulação. Se você gostou de ler sobre este indicador, você também pode gostar do nosso artigo sobre o Indicador de Momento.


Negociação através do Indicador de Acumulação / Distribuição.


& laquo; Volume On-Balance & # 8211; Explicação e Interpretação.


Estratégia de Negociação Forex & # 8211; A importância do interesse aberto & raquo;


Negociação através do Indicador de Acumulação / Distribuição.


Você aprenderá sobre os seguintes conceitos.


Fundamentos do código de acumulação / distribuição Fórmula de cálculo Interpretação e exemplo.


Este é um indicador de volume que tenta medir a oferta e a demanda por um par de moedas, determinando se os investidores geralmente estão acumulando ou distribuindo o par. É uma variedade do mais utilizado no volume de balanço. Baseia-se no pressuposto de que o volume pode ser um indicador importante para a ação de preço.


O indicador Acumulação / Distribuição rastreia a relação entre os preços de abertura e fechamento, combinados com o volume. Aqui está como a fórmula se parece:


Se os preços fecharem mais do que eles abriram, isso significa que os touros superaram os ursos e A / D é positivo, e vice-versa. Respectivamente, se os preços fecharem no dia em aberto, então foi um empate e A / D é zero. Quanto maior o spread entre a abertura e o preço de fechamento em relação à faixa diária (alta a baixa), maior a alteração no indicador.


No entanto, apenas uma parte do volume diário é atribuída à parte vencedora. Se o intervalo diário é de 10 centavos, mas o fechamento é de apenas 5 centavos acima do aberto, então apenas metade do volume deste dia é creditado para a parte vencedora.


Mudanças no indicador A / D trazem mais valor à negociação do que seu nível absoluto. Por exemplo, se o mercado está em ascensão, as pessoas tendem a olhar para os novos máximos, muitas vezes desconsiderando os desenvolvimentos subjacentes. Se, ao mesmo tempo, o mercado abrir mais alto, mas se fechar mais abaixo, o A / D irá declinar, sinalizando que a tendência de alta é mais fraca do que parece. A mesma lógica se aplica ao cenário inverso.


A importância da abertura e do fechamento está nas informações que esses dois níveis de preços contêm. O aberto reflete tudo o que aconteceu desde o fechamento anterior, enquanto o mercado estava inativo & # 8211; notícias, mudanças no sentimento etc. Quanto ao Forex, devido à sua descentralização, o mercado opera 24 horas por dia, mas fecha durante o fim de semana. Isso torna a abertura no final de domingo particularmente importante porque muitos eventos podem ter ocorrido durante esses dois dias. Os preços de fechamento refletem os eventos e sentimentos que moldaram o dia de negociação e são especialmente importantes para a liquidação diária das contas de negociação.


Negociar a partir do aberto é muitas vezes dominado por amadores, enquanto os comerciantes profissionais estão ativos durante todo o dia e especialmente para o fechamento. Assim, A / D reflete a batalha entre os comerciantes amadores e profissionais. Se aumentar em valor, então o fechamento do dia é mais alto do que o aberto, já que os profissionais são mais otimistas que os amadores. Se A / D declinar, então o fechamento está abaixo do aberto, pois os traders profissionais são mais pessimistas que os amadores.


Princípios de negociação.


A / D é melhor negociado com base em divergências com o preço. Se o mercado sobe para um novo pico, enquanto A / D marca uma alta mais baixa, ele gera um sinal curto, já que implica que os operadores profissionais estão vendendo a alta. Por outro lado, se o mercado está marcando uma baixa mais baixa, enquanto o indicador atinge uma baixa mais alta, a divergência de alta gera um sinal de compra, como os comerciantes profissionais estão comprando no mergulho. Confira o seguinte exemplo.


Na imagem acima você pode ver várias áreas principais onde o movimento do mercado e o indicador A / D divergiram, que foram seguidos por uma reversão de preços. Você não pode usar A / D apenas como um método para tomada de decisões, mas, graças ao seu valor preditivo, é uma ferramenta muito útil que pode ser combinada com outros indicadores e certamente melhorar sua estratégia de negociação.

Comments

Popular Posts